O ano que passou proporcionou diversas experiências, incluindo a apreciação de livros diferentes. Um deles, escrito e publicado em formato digital no meio desta pandemia: “O Círculo Carmim - A Reunião”. A criação do cearense L. M. Ariviello (Manoel Oliveira), é um dos mais fascinantes enredos da fantasia regional contemporânea.

O ponto mais forte de união da história com a realidade é um de seus principais cenários: uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), modelo de educação em tempo integral adotado pelo Estado do Ceará que forma jovens no Ensino Médio ao mesmo tempo que lhes dá conhecimento técnico para o mercado de trabalho.

Neste cenário, dois covens de bruxas adolescentes são formados para competirem entre si e decidirem qual deles fica na cidade de Sândalo. A primeira tarefa de Adriela é reunir seu coven. Uma verdadeira missão, posso afirmar. Afinal, convencer 7 adolescentes de que foram escolhidas pela Sombra da falecida tia de Adriela para portar uma gama de poderes mágicos e que deviam atuar juntas.

Porém, graças à narrativa empolgante de Ariviello, conhecemos um pouco da vida de cada uma das integrantes do coven de Adriela, capítulo por capítulo. É um passeio empolgante e, em alguns casos, quase angustiante.

O Círculo Carmim - A Reunião” é o primeiro livro de uma série, e Ariviello destaca algumas personagens na trama, como promete fazer nos próximos livros. Uma delas, Beatriz, tem uma vida completamente conturbada com uma mãe doente, um chefe abusivo, o dia inteiro na escola e, no meio da história, um acontecimento que desperta a atenção de todas para a mente da garota.

Já Mayara, uma adolescente transgênero, precisa enfrentar uma energia desconhecida que a cerca e defende — a ponto de assassinar seu padrasto transfóbico.

Mas há muito mais estranhezas em Sândalo do que as meninas imaginam, e lutar juntas é o que as aproxima ainda mais.

Um livro para entender o poder da magia e da amizade, repleto de reviravoltas e surpresas e esperando leitoras e leitores aficionados por fantasia misturada à realidade. Este é o livro mais recente de Ariviello, disponível na Amazon em formato digital. Boa leitura!

Foto: Alexandre de Almeida

Um virginiano falando sobre literatura, séries, música e cultura LGBTQIA + Sendo resistência desde que me entendo por gente.

Um virginiano falando sobre literatura, séries, música e cultura LGBTQIA + Sendo resistência desde que me entendo por gente.